Siga-nos
Translation

Projectos de Arquitectura – Eco Vivenda – Habitação unifamiliar composta por uma zona social com diferentes funções:

  • Sala de estar, jantar, cozinha e escritório.
  • Uma zona privada com suí­te incluindo closet e uma instalação sanitária, um quarto e uma instalação sanitária.
  • Uma zona técnica com lavandaria, despensa, arrumos e equipamentos.
Projectos de Casas - Eco Vivenda

Projectos de Casas – Eco Vivenda

Este projecto tem 185 m2 de área de construção, mais 45 m2 de terraço coberto para parqueamento automóvel e 35 m2 de terraço coberto para churrasqueira e sala exterior.

A vivenda foi idealmente projectada para climas temperados moderados, onde as temperaturas oscilam entre os 30 º C no Verão e 5 º C no Inverno, que é o caso das Regiões Centro e Sul de Portugal.

As aberturas nos alçados foram cuidadosamente localizadas e dimensionadas de modo a promoverem a entrada de Sol no Inverno, evitarem perdas excessivas de energia e permitirem a ventilação cruzada no Verão.

Uma boa iluminação natural permite que, em 85% das vezes, a luz natural é suficiente para as tarefas durante o dia, não sendo necessária a luz artificial.

Estratégias Bioclimáticas

Estratégias Bioclimáticas

Uma Arquitectura energeticamente mais eficiente permite que a utilização do aquecimento ou de ar condicionado sejam mais reduzidos.

O paisagismo da envolvente é importante na integração no local e controlo da exposição da habitação. As árvores permitem a protecção no Inverno e o arrefecimento do ar envolvente no verão. A piscina oferece também arrefecimento evaporativo do ar.

As ventoinhas no tecto permitem mover o ar no interior em dias quentes, podendo parecer mais frio pelo menos 2,8 º C, sendo necessário menos ar condicionado para arrefecimento.

Os sombreamentos exteriores permitem a protecção do Sol no Verão e maximizam a sua entrada no Inverno.

A parede de Trombe permite aquecer a casa de uma forma natural, aproveitando a radiação do Sol.

Energias Renováveis

Energias Renováveis

Aliados a uma Arquitectura energeticamente mais eficiente, a utilização do Sol, Vento e Água, é mais compensadora em termos de utilização da energia da rede e água para consumos.

A vivenda permite a instalação de painéis solares térmicos para aquecimento das águas sanitárias, painéis solares fotovoltaicos e mini-eólicas para micro-produção de electricidade. Todos os equipamentos necessários podem ser instalados na zona técnica.

Aproveitamento da Água da Chuva

A instalação de um reservatório de água permite colectar a água da chuva para aproveitamento nos consumos não potáveis, como para a rega do jardim, lavagem do automóvel, descargas dos autoclismos e lavagem de roupa.

SobreEcoArkitekt
Promoção da eficiência energética e a utilização de energias renováveis em edifícios visando a redução dos consumos de energia e correspondentes emissões de CO2. https://plus.google.com/113118989319594401567

Deixar uma resposta