Sistema Solar Térmico e Aquecimento Ambiente

Em Portugal as necessidades de aquecimento ambiente ocorrem em cerca de 3 a 4 meses por ano numa altura em que a disponibilidade de Sol é menor.

É necessário aumentar a área de colectores, o que se traduz num maior custo, para cobrir parte das necessidades de aquecimento ambiente o que irá originar problemas de excesso de energia no Verão, no entanto este excesso poderá servir para o aquecimento da água da piscina no Verão.

Este sistema funciona de modo semelhante aos outros sistemas solares térmicos. A água quente gerada pelo sistema pode ser utilizada directamente no sistema de aquecimento ou servir de apoio ao pré-aquecer a água diminuindo o consumo do sistema.

Sistema Solar Térmico - Aquecimento Ambiente
Sistema Solar Térmico – Aquecimento Ambiente

1 – Colector solar

2 – Depósito de Acumulação (armazenamento de água)

3 – Bomba circuladora (assegura o transporte do fluido térmico no circuito primário)

4 – Apoio energético

5 – Permutador (permite a transferência de calor para a água que circula no circuito secundário)

6 – Válvula de três vias

7 – Radiadores ou piso radiante

CD – Controlo diferencial (sistema de controlo das diferenças de temperatura com interface com o utilizador programável)

O sistema para aquecimento ambiente pode ser feito através de caldeiras eléctricas, a gás (natural, butano ou propano), a carvão, lenha e gasóleo ou através de bomba de calor.

Entre estas soluções a caldeira a gás natural é a mais económica e bastante eficiente, pois permite um aquecimento instantâneo da água.

A bomba de calor para aquecimento de água sanitária é excluída no RCCTE das alternativas à utilização de colectores solares de fontes renováveis.

O sistema de distribuição para aquecimento do ambiente pode ser feito através de piso ou parede radiante, radiadores ou ventilo-convectores.

O piso radiante é a solução com maiores vantagens na construção nova de uma habitação, entre outras, tem uma maior eficiência com menor consumo energético, é compatível com a maioria dos revestimentos (cerâmica, pedra, madeira ou alcatifa) e tem a possibilidade de utilização de água a uma temperatura baixa (entre 30ºC a 45ºC). Enquanto os radiadores utilizam água a uma maior temperatura (entre 70ºC e 90ºC).

Os ventilo-convectores são aparelhos de climatização localizados em cada divisão da habitação que recebem água refrigerada ou aquecida. Estes aparelhos são utilizados geralmente por bombas de calor.

Deixe uma resposta